Ecotura - Etnobotânica - À descoberta das plantas silvestres e dos seus usos - Férias de Etnobotânica

 Home    Alojamento    Actividadess Equestres    Caminhadas e Trekking    Contactos


   plantas silvestres no parque nacional peneda gerês



Duração:  7 dias , 6 noites

Local: Parque Nacional Peneda Gerês, aldeia histórica de Castro Laboreiro

Inicio: 10:00 horas de Domingo 

Fim: 16:00 horas de Sábado

Datas: Junho: 22 a 28; Julho: 6 a 12 e 20 a 26; Agosto: 10 a 16 e 24 a 30; Setembro: 31 a 06 e 14 a 20. O programa poderá ser realizado noutras datas desde que tenha um grupo mínimo de 4 pessoas.

7 dias de actividades com acompanhamento por formador especializado, 6 dormidas, um almoço tertúlia com plantas silvestres, dossier com informação sobre algumas espécies e receitas, seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil. 10% de desconto para marcações com 4 ou mais pessoas.

Para mais informações marketing.ecotura@gmail.com ou 

967 442 217.

 

 

A Ecotura iniciou um ciclo de programas de etnobotânica que pretendem incentivar o conhecimento das plantas silvestres e dos seus usos de uma forma sustentável.
Enquanto caminha  calmamente por um dos últimos redutos naturais da Europa poderá aprender a identificar plantas silvestres e conhecer os seus usos - comestíveis, medicinais, tintureiros e outros. Ouvir falar dos seus mistérios, histórias ou lendas e usos ancestrais. Saber como as cozinhar, preparar e conservar. Quais as suas propriedades medicinais e como as usar em diferentes preparados terapêuticos. Como as utilizar de uma forma sustentável e segura.
Programas  para mergulhar na natureza, vincular os sentidos com a paisagem e aumentar a capacidade de compreender a vegetação que nos rodeia.
Férias de Natureza - Segredos das Plantas Silvestres da Peneda Gerês
7 dias, 6 noites, 7 dias de actividades

   

Procura umas férias tranquilas, onde possa aprender a conhecer as plantas silvestres e os seus usos enquanto passeia numa região montanhosa de rara beleza e inigualável interesse botânico e paisagístico. Então “Os Segredos das Plantas Silvestres da Peneda Gerês” são as férias à sua medida.

Vamos percorrer antigos carvalhais, caminhos milenares e margens de rios selvagens para aprender a identificar árvores, arbustos, flores, frutos e ervas silvestres. Conhecer as que são comestíveis, aromáticas, terapêuticas e até tintureiras. Um mundo de segredos e saberes ancestrais onde vai apreender que as plantas silvestres extravasam o deleite do nosso olhar.
“Os Segredos das Plantas Silvestres da Peneda Gerês” tem também uma componente de oficina onde vamos utilizar as plantas silvestres para fazer uma refeição ou um doce, um licor ou bebida tradicional, um chá ou uma tintura. Vamos usar as suas virtudes terapêuticas numa pomada, unguento ou num sabão perfumado e hidratante. E, porque não, para tingir lãs ou tecidos ou apenas para decorar as nossas casas.