Passeios Pedestres

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                               

 

 

Duração da Actividade: 1 dia

Início: Centro de Ecoturismo - Castro Laboreiro - 17.00 horas

Fim: +/- 1.00 hora da manhã

Grau de dificuldade: Básico

Nº de pessoas: Máximo de 15

Idades: Todas

Piquenique regional incluído

Temas: O Lobo e os cavalos em liberdade, História e Tradições, Megalitismo, Astronomia

Material necessário: Calçado confortável, roupa quente para a noite, pequena lanterna ou frontal

Datas da actividade:(Noites de lua cheia)

 

27, 28 ou 29 de Julho de 2012

3, 4 ou 5 de Agosto de 2012

31 de Agosto, 1 ou 2 de Setembro de 2012

 

Para outras datas, por favor consulte-nos

 

 

                                                                                          

 

Bio-Trilho

 

 

 

 

 

 

Duração da Actividade: 1 dia

Inicio: Porta do PNPG de Lamas de Mouro

Hora início: 9:30 horas

Hora de fim: 18.00 horas

Grau de dificuldade: Básico

Nº de pessoas: Min. 4  Máx 15

Idades: Todas

Merenda não incluída

Temas: O Lobo e a sua história

Material necessário: Calçado confortável, chapéu, roupa adaptada à época, merenda e água

Datas da actividade: todo o ano

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                              

 

Duração da Actividade: 2 dias

Inicio: Vila de Castro Laboreiro

Hora início: 10:00 horas

Hora de fim: 17.00 horas

Grau de dificuldade: Médio

Nº de pessoas: Min. 4  Máx 15

Idades: Todas (para crianças muito jovens consulte-nos)

Material necessário: Calçado confortável, chapéu, roupa adaptada à época

Datas da actividade:  2011

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                              

 

Duração da Actividade: 1 dia

Início: Centro de Ecoturismo - Castro      Laboreiro - 10.00 horas

Fim: 16.30 horas

Grau de dificuldade: Básico

Nº de pessoas: Máximo de 15

Idades: Todas

Merenda incluída

Temas: Flora, Etnobotânica, Usos e costumes

Material necessário: Calçado confortável e chapéu

Datas da actividade: Todo o ano

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                              

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Férias de Natureza em Território do Lobo

Um programa de férias ecológicas para passear sem pressa em plena natureza, recuperar o sossego e a tranquilidade e ,ao mesmo tempo, participar nos projectos "Ver Natureza" e "Conhecer e Conservar"

Férias para descansar e também para descobrir e aprender mais sobre o Lobo, as aves, a flora e toda a natureza que nos rodeia. Uma oportunidade para relaxar fora da rotina, num enquadramento natural privilegiado e genuíno, e regressar a casa pleno de energia

Férias de 5 ou 8 dias, para crianças e adultos, em que os dias serão passados entre agradáveis passeios por caminhos rurais milenares, caminhadas interpretadas em território do Lobo, passeios para observação de aves, saídas para recolha e visualização das imagens obtidas pela câmaras do Ver Natureza, saídas nocturnas para observação de animais, banhos de rio ou termais de água quente, passeios em noites de lua cheia, com céus estrelados e astronomia e, essencialmente, muita descontracção e descanso.

Os dados relativos às espécies observadas durante os percursos revertem para o projecto "Conhecer e Conservar". Um projecto de levantamento da biodiversidade da Serra da Peneda, realizado pela Ecotura em parceria com a Veranda, Associação para a Conservação e Divulgação do Património de Montanha

As dormidas são feitas em casas de turismo rural, onde vai usufruir de toda a tranquilidade e comodidade que necessita nas suas férias.

Quando as Férias de Natureza coincidem com o programa " Noites de Verão ao Luar" este fica incluído no programa de férias  e, nesse dia, a actividade pedestre começa às 17 horas.

 

As férias de 5 dias começam aos Domingos e terminam a 5º feira

As férias de 8 dias começam aos Domingos e terminam no Domingo seguinte

 

   

 

 

 

 

 

 

Noites de Verão ao Luar

Desta vez vamos deixar-nos surpreender pelo luar nas terras de Castro e percorrer os caminhos outrora calcorreados por contrabandistas e por homens que atravessavam a fronteira a salto pela calada da noite. Por companhia, teremos as estrelas, que vamos apreender a interpretar, e a lua que iluminará o nosso caminho. Já noite cerrada, vamos aproveitar para cear e para ouvir histórias de contrabandistas e de lobos.

E, quem sabe, talvez sejamos brindados pelo rasto fugaz de algum lobo curioso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nas Pegadas do Lobo     

Nas serranias do Norte de Portugal vive o último grande predador da fauna selvagem portuguesa - o Lobo. Símbolo de um território selvagem e puro, o Lobo é uma das espécies mais ameaçadas da Península Ibérica. Dá-lo a conhecer é a base da sua conservação, “Para gostar é preciso conhecer e se gostarmos conservamos”. Assim a Ecotura preparou “A rota do Lobo” um passeio que decorrerá em plena rota de passagem de uma alcateia. Iremos andar por trilhos utilizados pelo lobo, observar as suas pegadas e outros indícios da sua passagem. Teremos oportunidade de visitar um fojo (armadilhas utilizadas na caça ao lobo durante séculos) e ouvir as explicações  sobre a sua construção e a forma como eram utilizadas. Vamos, desta forma, ter a oportunidade de conhecer um pouco mais da história deste animal mítico que é o Lobo Ibérico.

 

 

 

 

 

 

 

 

A Nova Transibérica  

    

De Portugal a Espanha, num agradável passeio pedestre, é a nova proposta da Ecotura. Agora com um novo traçado, este passeio em território do lobo, leva-nos por trilhos de montanha outrora calcorreados por contrabandistas e gerações de povos habituados aos desafios da vida na montanha. Com uma duração de 2 dias, esta actividade leva-nos a terras Galegas por uma mancha de carvalhal antigo. O primeiro dia de passeio será sempre no interior do bosque, cruzando e acompanhando cursos de água límpida e cristalina.

O 2º dia traz-nos de volta a terras portuguesas pelo canhão de um rio sinuoso, onde a água ao longo dos séculos foi escavando memórias e gravando momentos da vida do nosso planeta. Um dia em que todos os nossos sentidos nos irão transmitir liberdade e paz.

Este fim-de-semana é fisicamente acessível a qualquer pessoa, sendo que terá de gostar de caminhar e estar minimamente habituado a deslocar-se a pé fora do circuito urbano.

Para assegurar a calma dos locais por onde iremos passar e garantir que todos iremos usufruir de uma natureza no seu melhor, o número de inscrições será limitado a 15 participantes.

A dormida de sábado para domingo será feita num turismo rural de grande conforto e qualidade.

Para quem preferir chegar na 6º feira poderá ser reservada uma dormida extra em Castro Laboreiro.

  

 

 

 

A Floresta Mágica

Num vale encaixado da serra da Peneda existe um bosque centenário. Carvalhos, Castanheiros  e Azevinhos marcados pelo passar do tempo, pequenas aldeias graníticas rodeadas por um mosaico de campos verdes, jogos de luz e de sombra que fazem lembrar fábulas misteriosas de florestas encantadas.

Na nossa companhia vai desfrutar desta atmosfera maravilhosa e ficar a saber um pouco mais sobre a floresta típica portuguesa, as aves deste habitat e a história  e costumes locais.  Durante o percurso vai ter oportunidade de aprender a identificar as diversas plantas e conhecer as suas propriedades, atributos e os  diversos usos que as populações lhes davam.

Por caminhos ladeados de muros de pedra cubertos de musgo, onde apenas se ouve o murmurar do vento, o canto dos pássaros ou o coaxar das rãs, seremos transportados para uma natureza desconhecida  que nos surpreenderá pela sua riqueza e diversidade

.

 

 

 

Passagem do Ano Lupina 2011/2012

31 de Dezembro a 1 de Janeiro

Passeio às mais espectaculares Cascatas da Peneda/Gerês – Incursão ao maior monumento de arquitectura rural das montanhas do Norte, o Fojo do Lobo - Grupo com número limitado - Dormida numa acolhedora casa de turismo rural - 2 dias longe da confusão da cidade - Contacto com a natureza da Peneda-Gerês – 2 dias de passeios interpretados para descontrair e obter novos e interessantes conhecimentos sobre o meio natural que nos rodeia.

Caros amigos para a passagem de ano de 2011/2012 a Ecotura preparou um programa especial. Um programa de 2 dias para um número muito limitado de participantes onde se privilegia o contacto com a natureza.

A noite de passagem do ano será com sabor a montanha, num ambiente intimista e com música ao vivo. Um jantar repleto de sabores caseiros irá dar o enquadramento para uma noite reconfortante.  

Para o 1º dia preparámos uma incursão ao coração da serra da Peneda que nos levará a um dos maiores monumentos das montanhas do nordeste de Portugal, o Fojo do Lobo. Um passeio repleto de beleza natural onde a história do homem se cruza com a do Lobo num emaranhado de mitos e histórias.

Para o 2º dia preparámos um fabuloso passeio pelas Cascatas da Peneda Gerês. O Inverno é a estação mais interessante para conhecer estas quedas de água e, durante mais de 10 anos, nas nossas deambulações por esta região, fomos conhecendo cascatas paradisíacas, umas mais conhecidas e outras onde só um conhecedor consegue chegar. Todas elas têm um factor em comum – a sua inigualável beleza.

2 dias de actividades na natureza, em território do Lobo, que lhe devolverão a energia que necessita para enfrentar os desafios de 2012.

Programa:

Dia 31 - Sábado
10:00 - Encontro na vila de Castro Laboreiro.
10:30 - Saída para o passeio que passará pelo Fojo do Lobo
12:30 - Almoço no campo
17:00 - Final do passeio e regresso a Castro Laboreiro
20:30 - Jantar de Ano Novo 
 
Dia 1 - Domingo
10:00 - Encontro em Castro Laboreiro
10:30 - Inicio do Passeio às Cascatas da Peneda Gerês
12:30 - Almoço de campo
17:00 -Final da actividade
 
Para que possamos assegurar a inscrição com dormida a todos é aconselhável que as marcações sejam feitas o mais rápido possível.
O passeio do 1º dia decorre num trilho de montanha sendo por isso aconselhável o uso de calçado apropriado, roupa quente e algo que possa proteger de chuva
O passeio de 2º dia é composto por pequenos passeios pedestres que nos levaram às várias cascatas a visitar. A deslocação entre cada local será em viatura própria dos participantes pois o traçado estará pensado para que ao terminar  o dia todos estejam já mais perto de casa.
O jantar de Passagem de Ano decorre de roupa informal numa sala de um restaurante regional local.
Castro Laboreiro situa-se a 1000 metros de altitude e tem um clima de montanha podendo nesta época do ano haver temperaturas baixas ou neve. É aconselhável trazer roupa quente, gorro luvas e calçado adequado.
Para assegurar o bem estar dos participantes a organização alterará o programa do 1º dia caso as condições do tempo não permitam que o passeio se realize com o mínimo de condições de bem estar e segurança dos participantes.
 

 

 

Páscoa com Lobos

22 a 25 de Abril

4 dias de actividades diversas em território de Lobo para  conhecer ou aprender mais sobre a vida  natural  da Serra da Peneda e usufruir de momentos únicos de descontracção.

O início do programa está agendado para as 14 horas de dia 22 de Abril com um Passeio de orientação com bússola e pistas de natureza. Uma tarde na montanha onde vai aprender a utilizar uma carta militar e um GPS e ao mesmo tempo divertir-se pondo à prova os seus conhecimentos ambientais.

 A flora e as aves são os protagonistas do segundo dia. Na saída de campo da manhã a bússola dará lugar à lupa e vamos aprender a identificar plantas silvestres e árvores, conhecer o seu uso medicinal ou gastronómico e ouvir histórias e lendas sobre os seus poderes. A saída de campo da tarde é dedicada às aves e, na companhia de Carlos Rio - Guia de Birdwatching da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves – vamos ficar conhecer melhor a avifauna da Serra da Peneda.

Na pegada do lobo é o mote da saída de campo do terceiro dia. Uma saída em território de uma alcateia para identificar e observar pegadas e outros indícios da presença de Lobo. Teremos oportunidade de visitar um fojo (armadilhas utilizadas na caça ao lobo durante séculos) e ouvir as explicações  sobre a sua construção e a forma como era utilizado. Vamos, desta forma, ter a oportunidade de conhecer um pouco mais da história deste animal mítico que é o Lobo Ibérico.

O quarto dia começa cedo, com uma saída matinal para tentar observar algumas das presas do lobo. Um pequeno passeio que nos levará a alguns locais de espera onde, com a ajuda dos binóculos e do telescópio, vamos tentar observar alguns animais silvestres.

Os dados obtidos nas saídas de campo revertem para um projecto de levantamento da biodiversidade da Serra da Peneda, um projecto da Ecotura em parceria com a Veranda, Associação para a Conservação e Divulgação do Património de Montanha.

À semelhança de todas as outras actividades da Ecotura, estas enquadram-se num projecto de Ecoturismo que visa a preservação do Lobo e dos espaços naturais da serra da Peneda.

 

O programa começa às 14 horas de dia 22 e termina às 14 horas de dia 25 de Abril.

Material necessário - calçado de caminhada; roupa quente, impermeável ligeiro, chapéu e protector solar; pequena mochila para transportar a merenda de campo;
binóculos e máquina fotográfica (opcional)


 

1ª Expedição "Conhecer e Conservar "

10 a 12 de Junho

 

A 1ª expedição Ecotura "Conhecer e Conservar", englobada num programa de ecoturismo para conhecer melhor o património natural da serra da Peneda, tem por protagonistas a avifauna, as borboletas e as plantas.

 

Acompanhe o trabalho dos investigadores e técnicos especializados enquanto passeia na natureza e descubra a avifauna, as borboletas e as plantas nos seus próprios habitats. Seja biólogo por uns dias e participe na descoberta do mundo natural da serra da Peneda.

Envolva-se na Conservação da Natureza. A sua participação nas actividades da Ecotura apoia a deslocação dos especialistas à Serra da Peneda para prospecção e levantamento da biodiversidade local.

 

 Dia 10 à tarde – saída para prospecção da avifauna  orientada por  Carlos Rio

Dia 11 –  saída de campo com Pedro Pires para levantamento das  Borboletas diurnas ; à noite saída para as Borboletas nocturnas

Dia 12 – saída com Anabela Moedas para identificação de plantas comestíveis e medicinais.

 

Os dados obtidos nas saídas de campo revertem para um projecto de levantamento da biodiversidade da Serra da Peneda, um projecto da Ecotura em parceria com a Veranda, Associação para a Conservação e Divulgação do Património de Montanha.

Para evitar a produção de lixo de plástico a Ecotura não fornece garrafas de água, sendo por isso necessário que cada participante traga um cantil/recipiente para transportar a sua água.

As merendas de campo serão fornecidas em embalagem reutilizáveis para evitar produzir lixo de película aderente ou papel de alumínio.

O programa começa às 14 horas de dia 10 e termina às 14 horas de dia 12 de Junho.

Material necessário - Cantil/recipiente para a água, calçado de caminhada; roupa quente e de cores discretas, impermeável ligeiro, chapéu e protector solar; pequena mochila para transportar a merenda de campo;
binóculos e máquina fotográfica (opcional)